Simbiótico

sexta-feira, março 05, 2004

Ler que é bom...



Uma das grandes mazelas desse pais, é o desgosto pela leitura. Não consegue-se ver, prazer em ler. Um fator muito citado para tal ocorrência é o preço salgado dos livros. Quem não tem condições de comprar um, pode muito bem dirigir-se a uma das várias bibliotecas públicas abarrotadas até o teto de livros, para serem lidos.
O pior é que a falta de leitura, abre brechas para a manipulação dos governos. Isso é feito de propósito. Um povo que sabe a boca pequena que os primeiros habitantes do Brasil, foram os índios. Obtém poucas informações do seu cotidiano. Com certeza, não irão ter argumentos suficientes, para reclamar algo perante seus governantes.
Ainda nos vangloriamos, por sermos melhores que, "nuestros hermanos" argentinos, no futebol. Mas quando o assunto é leitura, perdemos de goleada. Lemos muito menos do que eles.
É por isso que, há tantos erros de ortografia nas redações de vestibulares. Quem não lê, não sabe escrever. Pontos para Jô Soares. De vez em quando, ele divulga esses erros grotescos no seu programa. Todos caem na gargalhada. Inclusive eu.
Num país, que se lê muito pouco, vem me dizer que o "reinado dos e-books", está próximo. Mentira, uma grande parcela da população, ainda vive na "exclusão digital". Os brasileiros, tem que primeiro, tomar gosto pela leitura. Modernidades pode-se pensar mais além. E, num futuro, não muito distante, pouca coisa vai mudar.
Os pobres vão continuar na mesma: limpando a bunda com às paginas policias dos jornais. Os "medianos" continuarão presos à televisão: sendo "cobaias" do Ibope, enriquecendo o bolso da elite minoritária. Com a desculpa batida, de não ter tempo para ler.
Já os ricos são um caso à parte. Esses terão os seus "personal books". Os livros serão objetos de decoração. Caberá aos "personal books", ajudar as madames nessa árdua tarefa de ver qual livro combinará com a cor das paredes. Não duvido nada, que muitas pessoas não tenham terminado de ler esse artigo. Isso, por pura preguiça. Aqui no Brasil, ler é só para quem gosta mesmo.


Fale comigo antes de catar qualquer coisinha por aqui.